Representantes de área
Lena Vania Ribeiro Pinheiro
Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1997), mestre em Ciência da Informação pela mesma Universidade, em convênio com o IBICT (1982) e especialista em Redes de Bibliotecas pela USP (1972). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (1966), onde Iniciou sua vida acadêmica como professora de História da Arte do Departamento de Letras e Artes dessa Universidade. Atualmente, já aposentada, continua exercendo atividades de pesquisa e ensino no IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, no qual exerce essas funções há mais de 25 anos. Na pesquisa atua nos Grupos de Pesquisa de Comunicação e Divulgação Científicas (líder) e no de Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade da Ciência da Informação (vice-líder). Tem experiência em tecnologias da informação e da comunicação-TICs, Bibliometria / Informetria (indicadores de C,T&I) e Inteligência Competitiva. Foi professora do Mestrado em Educação da UFRJ (2002/2003) e uma das fundadoras e professoras do Mestrado em Memória Social e Documento (1988/1993), da UNIRIO, onde atualmente é professora convidada do primeiro programa em Museologia e Patrimônio (Mestrado e Doutorado), no Brasil. Publicou livros e capítulos de livros e muitos artigos de periódicos e comunicações em congressos, no Brasil e no exterior, e tem orientado inúmeros mestres e doutores, sobretudo no IBICT, e em outras instituições e universidades, em Ciência da Informação e áreas interdisciplinares. De 2006 a 2013 foi coordenadora do portal de divulgação científica do IBICT, Canal Ciência, pelo qual participou de oficinas e palestras para alunos e professores de ensino fundamental, médio e técnico, principalmente no interior do país. De agosto de 2011 a agosto de 2014 foi representante em Ciência da Informação do Comitê de Assessoramento do CNPq.
Mariângela Spotti Lopes Fujita
Mariângela Spotti Lopes Fujita concluiu o doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo em 1992 e realizou os concursos de Livre Docência em Análise Documentária e Linguagens Documentária Alfabéticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP Campus de Marília em 2003 e de Titular em Leitura Documentária e Indexação em 2010. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação da UNESP na linha de pesquisa "Produção e Organização da Informação" com enfoque na Indexação e Linguagens de Indexação. Na Pós-Graduação é docente credenciada como orientadora e pesquisadora atuando na linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do Programa em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP. Como Pesquisadora atua nos Grupos de Pesquisa "Análise Documentária" (líder desde 1993), TEMMA (membro desde 1993) e "Organização do conhecimento para recuperação da informação" (membro desde 2006). Desenvolve atividades de pesquisa na UNESP com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1C. É membro das Sociedades Científicas de sua especialidade: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ANCIB e do Capítulo Brasileiro da International Society for Knowledge Organization ISKO, no Brasil e no exterior da International Society for Knowledge Organization ISKO. É autora do livro PRECIS na língua portuguesa: teoria e prática de indexação . Profissionalmente atuou como Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP de abril de 1999 a janeiro de 2005. Foi Diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Campus de Marília (2008/2012); Membro da Comissão Permanente de Avaliação da UNESP; Membro do Conselho Editorial de Periódicos Científicos da UNESP, Assessora do Gabinete do Reitor da UNESP e Vice-Coordenadora do PPGCI da UNESP- Campus de Marília. Atualmente é assessora do Comitê de área de Comunicação, Artes e Ciência da Informação do CNPq, Membro da International Society of Knowledge Organization -ISKO e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ANCIB. É parecerista ad hoc de agências de fomento e participa como revisora e membro de Comitês Científicos de periódicos científicos em Ciência da Informação no Brasil e no exterior.
Raimundo Nonato Macedo dos Santos
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Information Stratégique Et Critique Veille Technol – Université Paul Cézanne Aix Marseille III (1992) e doutorado em Information Stratégique Et Critique Veille Technol – Université Paul Cézanne Aix Marseille III (1995). Atualmente é avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, professor adjunto ii da Universidade Federal de Pernambuco e professor colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria Geral da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, bibliometria, cientometria, estudo de indicadores, comunicação científica e institucionalização da pesquisa científica.
Nair Yumiko Kobashi
Bacharel em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1980), bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (1978), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1988) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Professora livre-docente (Área: Análise documentária) da Universidade de São Paulo. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e recuperação da Informação, com foco nos seguintes temas: Produção de informação documentária, Análise documentária, Indexação e resumos; Terminologia e linguagens documentárias, Construção e avaliação de vocabulários controlados (Tesauros, taxonomias e ontologias), Estudos métricos da informação (Bibliometria e Cientometria)
Maria Helena Weber
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS; pesquisadora 1 do CNPq, com o projeto "Constituição da Comunicação Pública no Brasil e o paradoxo da visibilidade". Vinculada ao Departamento de Comunicação, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, desenvolve atividades docentes junto aos cursos de Comunicação Social e o programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, onde exerceu a função de coordenadora. É doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e mestre em Sociologia pela UFRGS, onde se formou em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas e Propaganda. Sua produção científica e atividades estão vinculadas a temáticas sobre comunicação política, comunicação pública e comunicação organizacional; comunicação e regimes políticos; sistemas e produção de comunicação. Sua experiência no campo da comunicação e política abrange a coordenação das assessorias de comunicação do MEC e da UFRGS, além de ter integrado a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Exerceu cargos de representação como vice-presidente da COMPÓS – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e secretária da COMPOLITICA – Associação de Pesquisadores em Comunicação e Política. Exerceu a função de coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicadas (Comunicação. Ciência da Informação. Museologia) junto a CAPES e foi membro titular do CTC, no período de 2011 a 2014.
Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei
Professora Associada IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (mestrado e doutorado). Graduada em Biblioteconomia e Documentação (USU), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ). Coordenadora Adjunta de Mestrado Profissional da CAPES/CSA1. Coordenadora brasileira do doutorado internacional "Culture, Patrimoine, Mémoire Sociale". Presidente da ISKO-Brasil (International Society for Knowledge Organization – Capítulo brasileiro). Coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Desenvolve projetos nas áreas de Ciências Sociais, Humanas e Ciência da Informação, com ênfase em cultura digital, memória e patrimônio. Investiga as relações entre informação, memória e virtualidade; organização do conhecimento, linguagens documentárias, tesauros e redes conceituais virtuais; memória e imagem; patrimônio digital e memoria social. Pesquisadora do Brazilian Institute for Web Science Research – módulo: Patrimônio Digital e Redes Sociais. Líder dos Grupos de Pesquisa: Memória Nacional e Organização do Conhecimento (Biblioteca Nacional) e Memória Social, Tecnologia e Informação (Unirio)
Marisa Brascher Basilio Medeiros
Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com dois anos de pesquisa na Université de Nice Sophia Antipolis (França). Diretora Adjunta (1999-2000) e Diretora (2002-2003) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (2006-2008). Vice-Diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (2005-2009). Atua principalmente nos seguintes temas: organização da informação, organização do conhecimento, indexação, sistemas de organização do conhecimento.
Mauricio Sissovsky
Historiador, redator e roteirista. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e estágio de pós-doutorado no Birkbeck College, da Universidade de Londres (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do CNPq (nível 2). Desenvolve pesquisas nas áreas de fotografia, cinema, memória e política.
Gisela Eggert Steindel
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP 2005), mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Informação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina na qual também obteve a graduação em Biblioteconomia e Documentação. Professora no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Univerisidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 1993, ministra aulas na graduação e desde 2007 atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (DPED/FAED) e a partir de 2013 no Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação (DBI/FAED). Editora da Revista Percursos (UDESC). Revisora das seguintes revistas científicas: Educação Unisinos , Revista ACB (Florianópolis) e Encontros Bibli e Transinformação. Tem formação e experiência no campo da Ciências da Informação e Educação. Dedica-se pesquisar e orientar – História do livro e da leitura. História de instituições de leitura: Biblioteca Pública e Escolar no âmbito dos estudos culturais.